Como Montar Cozinha Americana – Passo a passo para criar esse estilo

Cansado de precisar se distanciar de todos os moradores da casa na hora de cozinhar ou perder seu programa favorito porque está na hora de ir para a cozinha? Então a cozinha americana poderá ser a solução para seus problemas. Confira neste artigo um pouco mais sobre esse estilo de cozinha e como montar uma cozinha americana ou adaptar a mesma para sua residência.
Como montar cozinha americana

O que é cozinha americana

Comumente uma cozinha americana é aquela que não possui paredes em sua composição, sendo separada por uma meia parede ou uma bancada, a cozinha americana “interliga” a própria cozinha com outro ambiente da residência como a sala de jantar ou estar.

A cozinha americana se torna um espaço mais “amigável” e o ato de cozinhar se torna mais prazeroso e até mesmo divertido, sem as paredes “tampando” o cômodo a pessoa que está cozinhando ainda assim consegue interagir com todo o restante da casa, conversar, assistir a televisão e receber amigos tranquilamente, enquanto os convidados ficam na sala de estar por exemplo você pode estar cozinhando e ainda assim terá total contato com as visitas.

A utilização de bancadas é muito comum nas cozinhas americanas porque as mesmas conseguem facilmente substituir a mesa de jantar em algumas situações, tornando as refeições mais rápidas e descontraídas.

Veja também: 55 Modelos e Inspirações para cozinha planejada pequena

Qual a vantagem de cozinha americana?

Os motivos pelos quais a cozinha americana veem ganhando tanto destaque no Brasil são diversos, além é claro daquela maior proximidade com aquilo que vemos em muitos filmes e series algumas das vantagens de se adotar a cozinha americana em sua casa são:

Flexibilidade

A cozinha americana é fácil de se montar e pode se adequar a qualquer tipo de imóvel, independente se você possui um espaço grande para a cozinha ou um espaço mais limitado, a cozinha americana poderá facilmente se adequar ao seu ambiente.

Praticidade

A praticidade é um dos principais motivos pelos quais muitas pessoas adotam este modelo de cozinha, a cozinha americana possui a capacidade de tornar as refeições um momento mais rápido e prático, uma vez em que o ambiente possibilita que tudo esteja em suas mãos, mesmo em casas com grandes salas de jantar as pessoas muitas vezes acabam por preferir realizar as refeições e encontros na própria cozinha.

Beleza

A cozinha americana é chamativa, charmosa, por muitos e muitos anos as pessoas assistiam os mais diversos filmes e séries e viam este modelo de cozinha sendo um padrão nas casas, se tornando um padrão de cozinha mais profissional, moderno e com aquele ar mais charmoso.

Sensação de amplitude

Outra grande vantagem da cozinha americana é a sensação de amplitude que a mesma lhe oferece, com menos paredes fazendo toda a divisão da residência o conjunto entre sala e cozinha parecem maiores; além de que a ausência das paredes internas permite uma melhor circulação de pessoas no local e uma melhor iluminação natural.

sensaçao-de-amplitude

Como montar uma cozinha americana passo a passo?

Se interessou em adotar esse estilo em sua residência? Então confira uma lista com o passo a passo de como montar uma cozinha americana.

Arquiteto e Engenheiro

O primeiro passo para montar a cozinha americana em sua casa é analisar a planta da mesma.

O ideal é que sua cozinha já possua espaço suficiente para o balcão, porém, caso sua casa siga os modelos mais antigos de cozinha e tenha diversas paredes dividindo o ambiente uma analise da planta de seu imóvel é de extrema importância, contate um engenheiro e o mesmo irá analisar se por exemplo as paredes podem ser derrubadas e se não existem pilares, encanamentos ou fiações elétricas no caminho; já um arquiteto poderá lhe auxiliar nas medidas e proporções da sua cozinha, lhe mostrando melhores opções de como montar uma cozinha americana ideal para o espaço que você tem disponível.

Boa utilização dos espaços

Lembre-se que sem as paredes dividindo o ambiente você contará com menos espaços para a distribuição de armários, sendo necessário que você consiga fazer uma melhor utilização dos espaços disponíveis; uma solução simples para uma possível falta de espaço é apostar na utilização de balcões de madeira por exemplo, os mesmos podem possuir espaço para guardar seus utensílios.

Balcão

A presença de um balcão na cozinha é o detalhe mais característico de uma cozinha americana, comumente eles são posicionados bem ao centro do ambiente e funcionam como uma forma de integrar as pessoas no cômodo.

Existem os mais diversos estilos de balcões disponíveis no mercado, antes de comprar o mesmo verifique aquilo que você irá priorizar no ambiente, caso esteja com medo da falta de espaço para os utensílios de cozinha o ideal é investir em balcões de madeira, que podem possuir gavetas, portas e outros espaços para você guardar seus itens, já, caso a falta de espaço não seja um problema um balcão de granito pode dar um ar mais moderno para o local.

Drywall

Apostar na utilização do drywall é uma excelente dica para este cômodo, o drywall é antifungo, resistente a umidade e ainda pode receber os mais diversos tipos de revestimento como pintura, azulejo e papel de parede, facilitando a decoração do local e também a manutenção do mesmo.

Eletrodomésticos ficam à mostra

Sabe aquele armário em que você deixa guardado a sua cafeteira, liquidificador, batedeira, etc.? esse armário estará vazio porque na cozinha americana se é comum que você deixe seus eletrodomésticos á mostra sobre as bancadas, sua cafeteira e liquidificador agora não estarão mais guardados e escondidos no armário, eles farão parte da decoração da cozinha. Muitas marcas de eletrodomésticos atualmente já produzem seus produtos justamente pensando em como os mesmos se encaixarão na decoração.

Mau cheiro

o que é cozinha americana

Na cozinha americana é de extrema importância que você invista em um exaustor e uma coifa de qualidade, por ser um ambiente aberto o cheiro daquilo que estiver cozinhando irá se espalhar por toda a residência, podendo não ser uma boa ideia quando estiver fazendo frituras por exemplo.

Excelente! Com as dicas aprendidas neste artigo você já irá conseguir adaptar a cozinha americana para sua residência e com certeza terá momentos muitos mais divertidos e descontraídos na hora de cozinhar.

Caso necessite poderá contar com alguns exemplos de cozinha americana decoradas em aplicativos como o Pinterest ou em outros sites do próprio google afim de se inspirar na hora de decorar sua cozinha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?